As fazendas

Conheça um pouco sobre cada uma das fazendas e propriedades da Rota
Imperial do Café.

Fazenda Alliança Agroecológica

A Fazenda Alliança Agroecológica está aberta à visitação e hospedagem para grupo fechados. O visitante/hóspede, rodeado de natureza preservada, vivenciará uma experiência rural com arquitetura do século XIX, com o conforto do século XXI.

A Alliança é uma fazenda histórica, porém produtiva, e com certificação de produção orgânica pelo IBD. Os conceitos da agroecologia estão na raiz de tudo que a fazenda produz, com destaque para o leite de búfala, hortaliças, legumes, frutas, plantas alimentícias não convencionais (PANCS), entre outros.

Degustar de uma “gastronomia de origem”, finalizando com um inigualável café especial orgânico, torna a estadia na Fazenda Alliança uma experiência única e inesquecível.

O lema da fazenda “Aprender com o passado, vivenciar o presente e construir o futuro” remete ao seu DNA de sustentabilidade, e faz um paralelo entre o seu passado histórico, seu ativo presente e um futuro promissor.

Em 2007, a Alliança inicia uma nova era. Com novos proprietário, a fazenda passa a ser regida pelo conceito de sustentabilidade e preservação tanto ambiental como histórica. Passa também por uma grande reforma em que todas as obras foram projetadas pela arquiteta e proprietária. Teve preservada o seu belo conjunto arquitetônico, composto pelo casarão, tulha e um circuito original de café, uma verdadeira raridade.

A Alliança mantém viva a vocação da cafeicultura e ainda hoje se encontra, na mata, muitos pés de café remanescentes de lavoras anteriores, em que era utilizado o circuito de café. Justamente por causa disso, ele se está em perfeito estado de conservação. Este circuito de café, feito de pedra, era utilizado para o transporte e separação dos grãos, utilizando água canalizada que os direcionava aos terreiros para a secagem. Uma vez secos, eram descascados, selecionados e armazenados na tulha, onde ainda se encontra parte do antigo maquinário.

Um novo plantio de pés de café começou em 2017 e hoje cobre uma área de 2,1 hectares. Nessa área foram plantadas mais de 9 mil mudas das variedades Catuaí e, no jardim varietal, 350 mudas das variedades Obatá, Arara, Conilon, Catucaí, Catiguá e IAC125.

Galeria

 

ATIVIDADES:

• Visitas guiadas histórica e agroecológica;
• Hospedagem para grupos fechados com programação feita sob medida;
• Vivência Rural;
• Circuito original do café;
• Caminhadas e pedaladas na natureza preservada;
• Banhos nos lagos;
• Piscina de 25 metros e sauna úmida;
• Locação para eventos diversos;
• Gastronomia de origem;
• Produção própria de alimentos com certificação orgânica pela IBD;
• Turismo de experiência;
• Circuito original e processo completo do café.

Fazenda Alliança Agroecológica

Estrada RJ 145, Barra do Piraí/Valença,
km 10, Barra do Piraí – RJ
(21) 2266-0567
(21) 97034-2948 WhatsApp
(21) 99321-1646 WhatsApp
contato@fazendaallianca.com.br
fazendaallianca.com.br

Fazenda Florença

Tradição é a palavra que define a Fazenda Florença. Tradição no plantio de café, pois foi uma das propriedades mais produtivas da região; tradição na preservação de sua arquitetura em estilo neoclássico; tradição ao reviver os históricos saraus teatrais musicais e festas religiosas como a folia de reis; tradição em cada um das dezenas de relíquias que remontam à época do império expostos no casarão sede fundado em 1852, pelo clã português dos Teixeira Leite.

A fim de resgatar a tradição na produção de café, o proprietário da Fazenda Florença Paulo Roberto Santos fez o plantio de 22 mil mudas de cafés do tipo Arábica. Além disso, a propriedade possui um jardim de variedades com mais de 600 pés, divididos em oito variedades da bebida como o Typica - primeira espécie cultivada em solo brasileiro -, o Bourbon Vermelho, o Sumatra, o Conilon, o Robusta, entre outros. Recentemente, o proprietário inaugurou uma cafeteria modelo em meio à plantação. A proposta da fazenda é que o turista faça uma imersão no processo de produção do café, passando por visitas guiadas ao cafezal, às áreas de beneficiamento, com término na cafeteria para viver novas experiências olfativas e de degustação de sabores.

Todas essas tradições mantidas vivas pela fazenda Florença estão abertas a visitantes e turistas que se hospedam em seu hotel fazenda com estrutura de um mini resort rural convencional, mas que tem como diferencial o turismo rural. Tudo é preparado cuidadosamente para receber, com conforto, famílias, amantes da natureza e da história do Brasil Império. Para que a experiência fosse completa, o proprietário resgatou a gastronomia do período imperial, cujos pratos são preparados com produtos orgânicos produzidos na própria fazenda e servidos no restaurante, bares e bistrôs do complexo turístico rural.

Galeria

 

ATIVIDADES:

  • Visitação Guiada a Casa Sede Histórica do Hotel Fazenda Florença 2019;
  • A Casa é do século XlX do Ciclo Imperial do Café, contém um acervo de móveis e objetos; (utilitários) originais da época do Ciclo Imperial do Café;
  • A visita guiada ao cafezal é feita na área do plantio dos pés de cafés e finalizada na cafeteria construída no meio do Cafezal, com direito a uma degustação do nosso café especial;
  • Incluindo atividades também para as crianças:
    • Aprendizado e interação com animais na Fazendinha;
    • Recreação em piscina, salão de jogos e passeios de charrete (valores a parte);
    • Atividades esportivas como futebol, vôlei e quadras de tênis;
    • Brinquedolândia e oficinas de desenho, queijos e biscoito;
    • Turismo pedagógico para escolas.
  • Produtos Turísticos da Fazenda Florença que podem ser contratados para grupos, opções para quem não estiver hospedado:
    • Visitação Guiada a Casa Sede Histórica da Fazenda;
    • Sarau Teatral Histórico e Musical;
    • Visitação Guiada ao Cafezal;
    • Café Colonial;
    • Jantar Imperial;
    • Almoço;
    • Jantar.
  • Locações para eventos como casamentos, batizados, recitais etc.

FAZENDA FLORENÇA

Estrada da Cachoeira, 1.560,
Conservatória, Valença – RJ
(24) 2438-0124 / (24) 2438-1195
contato@hotelfazendaflorenca.com.br
hotelfazendaflorenca.com.br

Fazenda da Taquara

Outra jóia remanescente da época do Império é a Fazenda da Taquara, uma das poucas a permanecer nas mãos da geração da família do fundador. A Taquara foi fundada em 1830 pelo Comendador João Pereira da Silva e hoje é administrada pela sexta geração, seu descendente direto Marcelo Streva.

O casarão preserva as mesmas características de sua fundação, que teve a influência da arquitetura colonial das Minas Gerais e do Neoclássico. Possui lindos jardins, externo e interno, acervo original de fotos, documentos e um importante mobiliário preservado, remanescente da família do fundador.

As visitas são guiadas pelo próprio descendente, que explica a história de sua família e dos Barões do café, conduzindo os visitantes pelos cômodos do casarão e mostrando todo o acervo. A fazenda também oferece a visita pela a área de processamento do café, que é produzido e elaborado na própria fazenda. O término da visita acontece em uma cafeteria muito charmosa onde o visitante pode saborear deliciosos cafés especiais e degustar quitutes feitos na propriedade.

As visitas podem ser acompanhadas por café da manhã, almoço típico preparado no fogão a lenha ou lanche da tarde, que é servido no porão da casa grande, ao som do piano conduzido pelo próprio anfitrião, sendo para grupos com agendamento prévio.

No porão também fica o Armazém do Comendador, com artesanato e produtos da fazenda, como licor de café, bombom de café, biscoito de café, geléia de café, bala de café, doces variados, cachaças artesanais, goiabada cascão, queijo minas, manteiga e o café especial Fazenda da Taquara.

A propriedade, que fica praticamente na região urbana de Barra do Piraí, é muito requisitada também para eventos como casamentos, aniversários, palestras, entre outros.

Galeria

 

ATIVIDADES:

  • Visita guiada ao casarão histórico;
  • Visita guiada ao cafezal e a todas as etapas do processamento de cafés especiais, com degustação na cafeteria da fazenda;
  • Restaurante com comidas típicas da roça feitas no fogão a lenha.

FAZENDA DA TAQUARA

Estrada Barra do Piraí/Valença - RJ 145 Km 2, Barra do Piraí/RJ.
Telefone: (24) 2443-3104 / (24) 99919-8567
m.taquara@ig.com.br

Fazenda União

Exemplar de propriedade rural do ciclo cafeeiro, a Fazenda União é um dos mais preservados conjuntos de casarões do Brasil Império. Seu suntuoso casarão de mais de 1000 m2, datado de 1836, foi construído por Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto, um dos nobres mais ricos do império que fez fortuna com o ouro e depois com o café. Ao longo de sua história, a União teve vários proprietários até ser adquirido por Mário Vasconcellos Fernandes, que promoveu uma complexa revitalização do casarão, construiu anexos com a arquitetura e materiais originais da época - como telhas, assoalhos, portas etc -, garimpados em fazendas centenárias da região.

Hoje, a propriedade funciona como um hotel fazenda de grande requinte, que inclusive faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, um seleção de hotelaria de grande elegância. É uma das poucas fazendas da região a hospedar o turista dentro do casarão sede, proporcionando uma experiência inesquecível, já que é decorado com mobílias, quadros e outros objetos de colecionador todos originais da época. O entorno da sede também encanta com seus lindos jardins e lagos, tudo elaborado com um cuidado paisagístico que preservou as árvores centenárias existentes. O museu de arte sacra e a capela em estilo barroco são visitas obrigatórias, pois contém peças recuperadas em fazendas da região e em antiquários do Brasil e do mundo.

A União também resgatou o cultivo café, a fim de manter viva a tradição do vale. Sua primeira lavoura comercial possui cerca de sete mil pés da variedade Catuaí 144. Até o final de 2018 seu proprietário implantará um jardim varietal com novas variedades. Passeios ao cafezal e às áreas de beneficiamento, proporcionam uma experiência completa aos hóspedes e visitantes que terminam saboreando a bebida em um empório mobiliado e ambientado com peças do século XIX.

Galeria

 

ATIVIDADES:

  • Visitas guiadas ao casarão histórico;
  • Espetáculos teatrais e de atividades como capoeira, jongo e lundu;
  • Quadras de tênis, vôlei, minigolfe e quadriciclo;
  • Cavalgadas, passeios de charretes, pesca ecológica;
  • Piscinas, saunas e spa;
  • Restaurantes, cafés, adegas e salão de beleza.

FAZENDA UNIÃO

Estrada do Abarracamento (RJ - 135), Km 25, Abarracamento, Rio das Flores - RJ
Telefone: (24) 2458-1701 / (24) 99915-1210
reservas@fazendauniao.com.br
fazendauniao.com.br

Reserva Aroeira

A Reserva Aroeira é o destino perfeito para aqueles que querem sair da rotina urbana e desfrutar do contato direto com a natureza, com muito conforto e experiências gastronômicas no mais alto padrão de exigência. Isso porque chalés de luxo, confortavelmente decorados com vista para o belíssimo lago à beira da pousada, se conectam ao restaurante Aroeira que oferece serviço à la carte com foco na culinária contemporânea regional.

O café saboreado no restaurante é proveniente dos 3 mil pés da variedade IPR 100 cultivados na propriedade. Os hóspedes podem visitar o cafezal - que resgatou a tradição do cultivo da bebida no Vale do Café -, e passam a entender um pouco mais acerca do processo de cultivo. Por fim, podem se deliciar com o aroma e o sabor da bebida numa cafeteria conceito, juntamente com outros produtos agroecológicos produzidos na região.

Na propriedade, também é possível fazer trilhas em meio à exemplares da mata atlântica que levam ao Hotel Fazenda Saint Robert, empreendimento do grupo que disponibiliza diversas comodidades como parque aquático com vários circuitos de arvorismo, tirolesa, caiaques e pistas de obstáculos, bem como piscinas, quadras esportivas, restaurantes e bares, parques infantis e o seu grande diferencial: uma mini fazenda repleta de animais, como búfalos, vacas, cavalos, coelhos, galinhas em que as crianças podem interagir com a natureza e a vida do campo sempre monitoradas por recreadores capacitados.

Galeria

 

ATIVIDADES:

  • Passeios e aventuras junto à natureza;
  • Práticas esportivas, como tênis, futebol, minigolfe, vôlei, water polo;
  • Cinema e brincadeiras com grande equipe de recreadores;
  • Parque aquático com tirolesas, cabo aéreo, trampolim, caiaques e um toboágua;
  • Mini fazenda, com diversos animais e horta orgânica;
  • Day use escolar, com plantios de mudas nativas e recreações personalizadas;
  • Cozinha com o verdadeiro sabor da roça;
  • Alta gastronomia no Restaurante Reserva Aroeira.

RESERVA AROEIRA

Estrada Sanatório da Serra, s/n, Piraí - RJ
(21) 3597-7299 • (21) 3597-7281
contato@st-robert.com.br

Visite nossas Redes Sociais

   

© 2018, Rota Imperial do Café | Todos os direitos reservados